o ministerio da saude adverte, fumar e prejudicial a saude.

Produtos 2

CIGARROS DE PALHA ARTESANAL

CIGARROS DE PALHA  ARTESANAL

 Cigarros de palha feitos de fumo de corda desfiado, palha de milho, anel de silicone. Maço...

Preço especial:
R$6,00


 

O cigarro de palha e o mineiro

Alberto Deodato

O cigarro de palha é genuinamente mineiro. O fumo pode ser goiano. A palha gaúcha. Mas o cigarro é mineiro. Não é que os filhos dos outros estados não o fumem. O nortista, o sulista, o paulista, todos o fumam.

Mas fumador mesmo é o mineiro. Os que o fumam, de outros estados, o fazem por vários motivos. Vício. Prazer, Gosto, Cheiro. Fumam e jogam fora como um outro cigarro qualquer. Mas, no mineiro, o cigarro de palha tem outro sentido e outra profundidade. Não é apenas um pito. O cigarro de palha lhe compõe a personalidade.

É um adorno. E, como adorno, enfia a palha no bolso do peito do paletó, para fora, como se fora uma ponta de lenço. É um passatempo. E fica, horas e horas, a catar no paiol, as palhas mais sedosas da última colheita. É um livro. E senta no banco da varanda fresca, pé espalhado, a pentear, com requintes, as palhas longas e louras, do molho, desgarrado do sabugo. Corta a palha em tamanhos iguais. Empilha-os. Enlaça-os, como se fora artigo de embalagem de luxo. Faz aquilo "maginando". Pensando. Planejando.

Longe do mundo, como quem a cada página de livro filosófico, estivesse tirando conclusões. É uma manifestação de bom-gosto. E, na escolha da palha, do fumo cheiroso, do canivete "Roger", da carteira de borracha, que conserva mais fresco o fumo, põe o amor à estética, à vocação para o bonito. O cigarro de palha, para o mineiro, é menos para fumar do que a marca da personalidade, condição da própria existência. Deu-lhe o cigarro de palha a aguda compreensão da vida, porque lhe dá tempo pra pensar. Enquanto tira a palha, alisa-a, lambe-a, pica o fumo e enrola o cigarro, passa-lhe a raiva impetuosa. Não faz nada precipitadamente. Nunca responde à queima-roupa. Faz primeiro o seu cigarro para responder. O cigarro lhe dá tempo ao tempo. Não tira, nunca, conclusões apressadas.

Anuncia as premissas. Tira o fumo e pica, olhando o interlocutor. Desfia o fumo nas palmas das mãos. Vê a palha. Alisa-a. Acarinha-a. Quando fecha o canivete, tira a binga. Só quando chupa a primeira baforada, com a fumaça, é que conclui a oração. Isso quando não finge que não compreendeu a pergunta. Então, começa tudo de novo.

O cigarro de palha é o melhor instrumento de política do mineiro. Arranja eleitor com presente de fumo:

— Isprimenta esse. É goiano.

E depois de uma pausa:

— Se gostar, tem mais.

Quando não quer falar, mas só escutar, tira o rolo de fumo e a palha. E vai indagando, parecendo que não está escutando, porque os olhos só se fixam no cigarro que está fazendo. parece distraído. Não nega nem afirma nada. Se o companheiro insiste, ele vai respingando:

— Pois é, né?

E, depois de escutar bem, joga fora o cigarro que não fumou.

Foi o cigarro de palha que deu ao mineiro essa admirável astúcia e essa invencível sabedoria política.

(Deodato, Alberto. "O cigarro de palha e o mineiro".)
 

Notícias

07-01-2011 14:40

E-shop lançado!

O nosso novo e-shop foi lançado! Informe aqui os seus clientes de que lançou este e-shop e descreva os seus benefícios. Resumidamente, informe os seus clientes sobre as vantagens deste site e dê-lhes boas razões para voltarem.

Procurar no site

Contacto

Cigarros-pallhafina Costas Comunidade Rural
Divinopolis
M.Gerais
35515-000
037-91867845